Aprenda Brincando

Atividades,jogos e dinâmicas que estimulam de forma adequada,o desenvolvimento da confiança e da criatividade,desenvolvendo múltiplas competências e habilidades nos alunos.



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Projeto Carnaval

Escola:


Data:
Professor(a):

Karla Geanne
Tema do Projeto:
Carnaval

Duração:

Inicio em:


Objetivo: Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;  Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características.








Justificativa: Desde pequenas, as crianças aprendem muito, vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Habilidades:

Criação das máscaras pelas próprias crianças, identificar e traçar corretamente as letras e números com os nomes das músicas de carnaval; Desenvolver a memória musical.


Material necessário:

Papel cartão, revistas, cola, tesoura, papel ofício, lápis de cor.



Texto e Bibliografia sobre o tema:
Dia-dia do professor
Planejamento Interdisciplinar:

História: A origem do Carnaval;
Português: Linguagem oral e escrita com as músicas carnavalesca.
Matemática: Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas
História/Geografia: Estabelecer relação entre passado e moderno
Ciências:Os agravos à saúde, tipos de drogas.


Avaliação e produtos:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.






Projeto
Carnaval

Duração:
Inicio:

Data
Atividade:
1º dia


Conversa informal sobre a origem do Carnaval
2º dia


Trabalhar em sala as marchinhas de Carnaval, explorar a música e trabalhar as vogais e consoantes.
3º dia


Atividades explorando a escrita de letras e números. Recorte e colagem com a palavra CARNAVAL.

4º dia



Dança, Desenho; Pintura sobre a festa de carnaval.
5º dia



Apresentação do baile.das máscaras e trajes de Carnaval, no pátio da escola.

Sugestões de Atividades
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
* Cada criança recebe uma máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.
* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.
Brincadeiras Infantis:* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.
Festa Carnavalesca:* Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário