Semana da alimentação 3º ano
Atividades de Educação Nutricional
Programação de Março
Tema 1: Por que comemos? Data: 23/03/2011
Objetivo: Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos e discuti-los.
Desenvolvimento: Escrever no quadro ou perguntar “por que comemos?”. Após ouvir diversas respostas, comentar os principais motivos pelos quais nos alimentamos:
- Comemos porque sentimos fome: o estômago “avisa” (faz barulho) quando tem fome;
- Para crescer: os alimentos fornecem ao corpo os materiais necessários para o crescimento
e desenvolvimento dos ossos, músculos, pele, etc.;
-Para ter energia: quando estamos com fome, sentimos fraqueza, preguiça e cansaço, com vontade apenas de sentar ou dormir. Os alimentos é que fornecem a energia que o nosso corpo precisa para funcionar;
- Para ter saúde: os alimentos protegem o organismo de doenças. É por isso que se diz “quem come bem fica forte!”;
- Porque é gostoso: pense nos alimentos que você gosta, na sua comida favorita (citar exemplos)... só de pensar dá água na boca, não é? Comer é muito bom mas não devemos comer somente os alimentos de que gostamos e sim “de tudo um pouco” pois cada alimentos tem uma importância diferente.
Tema 2: Como ter uma Alimentação Saudável? 30/03/2011
Objetivo: Explicar os princípios de uma alimentação saudável, incluindo origens e funções dos alimentos.
Desenvolvimento: Sugere-se a introdução do assunto através de atividade prática sobre alimentação saudável. A seguir são explicadas algumas atividades que poderão ser realizadas antes ou após uma aula sobre alimentação saudável, tanto para verificar o conhecimento que o aluno já possuía anteriormente ou que adquiriu com a aula.
SUGESTÃO 1: ATIVIDADE PRÁTICA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
· Objetivos da atividade: Avaliar o conhecimento dos alunos a respeito do tema alimentação saudável antes de serem introduzidos, pelo professor, os conhecimentos a respeito desse tema.
· Conhecimentos prévios necessários: Conhecimentos “informais”, aqui considerados como os adquiridos sem a interferência do professor.
· Material necessário:
- Desenho de um personagem ( x = Ben 10, ou o Scoob doo, enfim...)
- 4 sacolas transparentes (use saco de lixo, por exemplo), contendo diversos tipos de embalagens, figuras ou nomes de alimentos, sendo:
- 1 sacola com doces, refrigerantes, salgadinhos (A)
- 1 sacola com vegetais e frutas (B)
- 1 sacola com arroz, carne, feijão, leite e pão (C)
- 1 sacola com um pouco de alimentos de cada grupo (D)
-Procedimentos:
Divida a turma em grupos, um para cada sacola. Os grupos deverão mostrar o conteúdo de cada uma delas e discutir qual sacola x deve escolher para ter uma boa alimentação. Espere a resposta da turma e mostre o que aconteceria com x em cada caso:
A = engordaria e não teria saúde pois os doces, refrigerantes e salgadinhos não alimentam de verdade, só servem para engordar.
B = emagreceria, não teria energia para brincar, estudar, trabalhar, não cresceria o suficiente.
Apesar de as frutas e verduras serem alimentos bastante saudáveis não se pode comer somente esses tipos de alimentos.
C = Poderia ficar doente com facilidade, não cresceria direito, etc., pois estão faltando alimentos importantes como as frutas e os vegetais que contêm substâncias importantes para o desenvolvimento e saúde das pessoas.
D = saúde! Energia e força para as atividades, além de crescer corretamente pois come alimentos de diversos tipos. Explicar que não precisa deixar de comer nada, apenas Ter cuidado com a quantidade que se come e os tipos de alimentos que se escolhe.
Nós somos seres inteligentes e podemos fazer boas escolhas, como por exemplo, dar preferência aos alimentos que nos mantêm saudáveis (como pães, massas, arroz, feijão, frutas,
verduras, carnes e leite).
SUGESTÃO 2: ATIVIDADE PRÁTICA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Objetivo da atividade: Estimular a reflexão do aluno a respeito do conceito de alimentação saudável e saber o que ele compreende sobre o assunto.
Conhecimentos prévios necessários: À critério do professor: não há necessidade de conhecimentos prévios se o objetivo for avaliar conceitos anteriores; necessária aula sobre alimentação saudável antes desta atividade caso se pretenda avaliar o conhecimento adquirido.
· Material necessário
Caderno de atividades ou papel.
· Procedimento
a) O aluno deverá escrever, com as próprias palavras, o que significa uma alimentação saudável e dar exemplos de alimentos que compõem tal alimentação.
b) Coloque V se a informação for verdadeira e F se for falsa.
( ) Uma boa alimentação dá energia para o corpo funcionar bem.
( ) Tenho que comer muito para ter saúde.
( ) Só preciso comer se estiver com fome.
( ) A alimentação deve ser nutritiva, variada e em quantidade suficiente para ajudar no
crescimento e desenvolvimento do organismo.
c) Copie as frases e responda:
– Marcos comeu bife, salada, arroz, feijão maçã e tomou suco de laranja.
– Rita comeu macarrão e bebeu refrigerante.
– Paulo comeu bastante salada, ovo e bebeu um copo de leite.
Quem você acha que comeu bem? Por que?
Conteúdo teórico (após a atividade)
Existem diferentes tipos de alimentos e, segundo a ORIGEM, podem ser divididos em
vegetal, animal e mineral. Os alimentos de origem vegetal são todos aqueles que se originam de plantas tais como:
· Cereais (que são grãos que nascem em espigas). Exs: arroz, milho, aveia e trigo;
· Todos os tipos de frutas, verduras (incluindo “legumes”, termo vulgar que se refere aos vegetais que se come cozidos) e feijões.
· Os alimentos de origem animal são todos aqueles que têm como origem qualquer tipo de animal. Exs.: todos os tipos de carnes (frango, boi, peixe, etc.), leite, iogurte, queijo, ovo, etc.
· Os alimentos de origem mineral são aqueles que se originam naturalmente da camada da Terra e são a água e o sal.
Quanto às FUNÇÕES, os alimentos são divididos em construtores, reguladores e energéticos.
· Os construtores são os alimentos ricos em uma substância chamada proteína, responsável pela “construção” dos músculos. Exemplos de alimentos construtores são: carne de vaca, frango, peixe, ovo, leite e derivados.
· Os alimentos reguladores são ricos em minerais, vitaminas e fibras, substâncias que “regulam” ou controlam tudo o que acontece no organismo (reações). Exemplos de alimentos reguladores: verduras e frutas.
· Os alimentos energéticos são aqueles ricos em substâncias denominadas carboidratos e gorduras, que fornecem energia ao organismo. Exemplos: massas, pães, doces, cereais (arroz, milho, aveia), etc.
É importante comer alimentos de todos os tipos uma vez que possuem funções diferentes.
Mas devemos saber fazer boas escolhas, Ter bons hábitos e seguir algumas orientações que podem ser resumidas em variedade, moderação e equilíbrio:
- Variedade: comer diferentes tipos de alimentos;
- Moderação (controle): comer a quantidade de alimentos adequada para você (de acordo
com o seu tamanho, idade, atividade física, etc.);
- Equilíbrio: reúne as duas características citadas anteriormente, ou seja, comer alimentos
variados, tendo cuidado com as quantidades (“comer de tudo um pouco”).
Outras recomendações:
- Variar as frutas e verduras não apenas quanto ao tipo mas também quanto às cores (presença de diferentes tipos de substâncias, quanto mais colorido mais bonito e mais saudável! )
- Consumo controlado de alimentos gordurosos, frituras, doces e sal;
- A água não está incluída nos grupos mas é também muito importante. O consumo de água deve ser, no mínimo, de 8 copos cheios por dia.